ContatoFechar [X]

Prumo Pro

Cortejo Cultural de Barretos -

Tradições culturais de Barreto são destaque de Cortejo na comemoração dos 165 anos da cidade.

Durante as comemorações do aniversário da cidade de Barretos, em São Paulo, no dia 25 de agosto próximo, a população ganhará de presente um cortejo cultural composto por nove grupos que representam as diversas manifestações regionais entre elas congadas, maracatus, charolas e outras manifestações e danças folclóricas, com o objetivo de aproximar o cidadão das artes e modos de se expressar da cultura tradicional regional e local.

O projeto é realizado através do Programa de Ação Cultural (PROAC), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, patrocinado pelo Grupo Tereos, com copatrocínio de Savegnago Supermercados e apoio da Secretaria de Cultura de Barretos. O Cortejo Cultural é idealizado e produzido pela empresa de gestão de projetos culturais PrumoPro.

O objetivo do projeto é estimular e promover as raízes da cultura tradicional da região, aproximá-las da população local, oportunizado pelo acontecimento do aniversário da cidade, que reforça o reconhecimento de sua identidade cultural. Também é uma oportunidade que permitirá as novas gerações terem contato com expressões populares de sua terra, muitas vezes dispersas de seus cotidianos, reforçando a importância da cultura para a plena cidadania e integração social.

“Neste ano, propomos uma mostra independente com grupos importantes da cultura paulista. Vamos nos unir com as demais atrações do aniversário da cidade para fazer uma grande festa. É fundamental que a população tenha sua imensa diversidade cultural valorizada como protagonista”, diz Coraly Pedroso, diretora da organização do cortejo.

O Cortejo acontece no dia 25 de agosto de 2019, a partir das 9h30 da manhã, saindo do Recinto Paulo de Lima Corrêa, percorrendo a Avenida 23, entrando na Rua 18 até a Avenida 17, onde acontecerá a dispersão. O evento é gratuito.

Serviço

Dia: 25 de agosto de 2019

Local: Recinto Paulo de Lima Corrêa
Av. Vinte e Três – Centro, Barretos – SP
14780-100

Horário: 9h30

Evento gratuito.

Contato: prumopro@prumopro.com
+(11)2737-4700
www.prumopro.com

Grupos selecionados a compor o projeto do Cortejo Cultural de Barretos

ARUANDA BRASIL
O Centro Cultural Aruanda Brasil teve início das suas atividades em 2002. Desde então apresenta a expressão cultural do Maracatu que integra música, dança, ritual e sincretismo religioso com origem no estado de Pernambuco.

BANDA MARCIAL DE PROMISSÃO

A BANDA Marcial Banda Municipal de Promissão (SP) foi fundada em 17 Maio 1985. desde sua fundação vem sendo um dos maiores veículos de divulgação do município. Contando com 90 integrantes de idade entre 10 a 25 anos, com mais de 600 apresentações por todo Brasil a banda e detentora de vários títulos entre eles vice campeã nacional em Goiânia e campeã estadual em Presidente Prudente. A banda tem como maestro Edmir Brito e, como presidente de honra, o prefeito Dr. Artur Nogueira Franco.

BANDA MARCIAL MUNICIPAL DE BARRETOS
A Banda Marcial foi reestruturada pelo professor Rodrigo Costa da Silva, formado em educação musical pela UFscar-SP, músico profissional como oboísta na Orquestra Sinfônica de Barretos – SP. Sua atuação tem início em 2011, tendo se apresentado em muitos eventos, desfiles cívicos, apresentações pela cidade de Barretos, ensaios abertos nos bairros e centros. Nos anos 2017 e 2018 a Banda se destacou nos concursos a qual participou trazendo diversas premiações para a cidade de Barretos. Neste ano de 2019 a Banda, então chamada de Banda Marcial Giuseppe Carnímeo, passou a levar o nome da cidade assim como Banda Marcial Municipal de Barretos, tendo os mesmos integrantes e abrindo vagas para novos também, no primeiro semestre iniciado em Maio. Já fez ensaios abertos pelos Bairros de Barretos e participou de desfile cívico na cidade de Guaíra.

BANDA MUSICAL SÃO LUIS
Corporação música formada em 1º de setembro de 1958, mantendo desde a data o estilo tradicional e a execução da verdadeira música composta para bandas, como marchas, dobrados e canções sazonais. Em sua carreira, conquistou 57 campeonatos. Possui o grito de guerra: São Luis – Jaboticabal, Campeão Estadual, Campeão Nacional, Brasil! A banda é convidada a participar das festividades de Barretos desde 1987.

CHAROLA DE SÃO SEBASTIÃO DO CÓRREGO DA PONTE ALTA
Charolas são procissões de cunho religioso na qual os participantes levam a imagem do santo de devoção acompanhada de cânticos e rezas. A Charola de São Sebastião remete ao começo do século XX, no qual o patriarca da família Teixeira de Siqueira fez um voto ao santo para que acabasse um grande epidemia que se abatia na população de Mutua – MG.

CONGADA TRÊS COLINAS
Congada Três Colinas é um grupo da cidade de Franca- SP, traz sua experiência de 38 anos na apresentação de congadas para Barretos. Atualmente, o grupo conta com 50 integrantes sob a direção geral de Eliza Antônia e Donizeti, coordenador João Batista e o Capitão do Congo Leonardo Martins de Souza.

CORTEJO DO MARACATU
O grupo Cortejo do Maracatu localizado em Bebedouro – SP, tem parceria com o Centro Cultural e Social Aruanda Brasil. Com atividades iniciadas em 2018, o grupo já possui em seu currículo a realização de diversas apresentações do Maracatu nas cidades de Bebedouro e Barretos.

DRAGÃO BRANCO DE LI TCHUO PA KUNG FU
O grupo é formado por integrantes do Projeto Municipal Dragão Branco de Li Tchuo Pa Kung Fu desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Colina através da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer tendo como responsável o Professor Gilberto Gonçalves, formado em Educação Física e Faixa Preta 3º Dan em Li Tchuo Pá Kung Fu. Iniciou as atividades com a Dança do Leão em novembro de 2013. Já participou de apresentações em comemorações municipais e em cerimoniais de aberturas de eventos esportivos, destacando-se o Palco Culturando AGCIP em 2014 e 2017, Festival do Folclore de Olímpia em 2016 e a Festa do Ano Chinês no Bairro da Liberdade (SP) em 2017, 2018 e 2019.

FANFARRA MUNICIPAL DE COLINA – FAMCOL
Criada em 24 de novembro de 2005. Projeto idealizado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Colina, e tem hoje como coordenador o diretor musical e professor o Maestro Flávio Costa e o coreografo Guilherme da Silva. Em 2015 a FAMCOL foi reestruturada com aquisição de novos uniformes e instrumentos musicais e hoje tem o trabalho desenvolvido na formação de Banda Marcial. Tem como objetivo, oferecer gratuitamente o ensino musical e corporal, proporcionando aos componentes os valores implícitos na música, como: a concentração, a disciplina, o respeito, a educação, o trabalho em equipe e o respeito entre as diferenças.

GRUPO PARAFOLCLÓRICO FRUTOS DA TERRA
Desde 2007, o grupo Frutos da Terra expressa a cultura brasileira por meio de danças folclóricas com espetáculos nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, grupo é derivado do Folclore Filhos de Olímpia e tem residência na cidade de Olímpia – SP.