ContatoFechar [X]

Prumo Pro

QUITUTES & BATUQUES - Música, Vídeo, Gastronomia e Educação

Quitutes e Batuques é uma caravana de artistas internacionais que chega ao Brasil, promovendo a cidadania cultural e participativa. Em cada cidade visitada, o projeto se instala em um Ponto de Cultura transformando a comunidade anfitriã em um festival que abrange música, vídeo, gastronomia e educação.

As atividades unem as pessoas para a conquista de objetivos em comum. A interação entre os participantes cria a oportunidade de uma mudança na dinâmica nas relações do grupo. Um ambiente no qual o dialogo é possível e leva ao entendimento dos indivíduos mais díspares. Preconceitos são quebrados. Há a oportunidade de entender e reconhecer o outro.

Por outro lado, uma festa acontece, levando cultura de qualidade para um grande número de pessoas. Uma comunhão da alegria e da colaboração humana. O resultado será conferido nos shows, banquetes e vídeos que serão feitos pelos artistas em conjunto com a comunidade. Essas trocas de experiências são um intenso intercâmbio que mostrará como o dialogo pode ultrapassar barreiras sociais, culturais e ideológicas.

Os artistas e profissionais são reconhecidos internacionalmente. Seus trabalhos repercutem nas mídias pelo apelo jovem e atual. Em 2009, participaram artistas da França, como as cantoras de R&B (Rhythm and Blues) Les Nubians, o rei do afropop, Adama Yalombá, as cozinheiras do Table D’Hôte e o cinegrafista Zangro. Em 2010, o tema foi a África, com artistas que representaram uma viagem entre a África tradicional e a contemporânea, com a presença de artistas como a cantora Fanta Konatê da Guiné, o cinegrafista brasileiro Gabriel Madeira e do músico Bayfall do Senegal. Em 2011, artistas Holandeses contribuíram com a história do projeto trazendo suas visões sobre integração social, música instrumental e cultura comunitária, estiveram presentes a banda Fra Fra Sound com 7 músicos e um técnico realizando 4 oficinas, o chef Gerwin de Koning e a atriz e diretora de teatro Karina Holla.

As atividades foram desenvolvidas para acontecer em parceria com os Pontos de Cultura das cidades contempladas pelo projeto. São espaços comunitários de difusão e criação de cultura mantidos pelo Governo Federal. Nestes serão desenvolvidas oficinas sócio-culturais e educacionais, que ensinarão conceitos das áreas que o projeto envolve. Os participantes receberão um conhecimento que poderá ser aplicado em ações próprias da comunidade, um caráter multiplicador deste projeto. Em contrapartida, o projeto oferece uma aproximação entre diferentes pontos de cultura, dinamizando e trazendo a dimensão internacional para a rede de pontos.

No final do evento, todas as atividades resultam em um grande show com participação dos membros da comunidade nas apresentações dos artistas internacionais. Um momento de celebração da diversidade e da união do ser humano.